sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TRABALHO 2 - LEGO.

Neste trabalho nos foi apresentado como podemos aplicar as questões de arquitetura com um simples jogo de LEGO. Além da mais óbvia aparência do jogo e os blocos utilizados em construções, com essa atividade tivemos a oportunidade de aplicar os conhecimentos sem precisar fazer uma grande e complicada maquete.

Na primeira parte desse nosso estudo, foram montadas estruturas em LEGO as quais tivessem "paredes lisas" por fora. Após, com as mesmas peças, remontamos a estrutura, porém com alguns "cheios e vazios" em suas paredes.


Esses elementos, quando bem aplicados, geram tensões que acabam por melhorar a qualidade do que está sendo construído. Porém, o exagero desses elementos acaba por confundir quem está admirando o trabalho, uma vez que o diferente em meio ao comum se destaca, mas o diferente entre outros diferentes é apenas mais um.

Em seguida montamos mais uma estrutura com o LEGO, porém, com uma parte móvel (o meio da estrutura)...



... a qual podia ser erguida ou rebaixada, o que mostra mais uma vez a semelhança entre o jogo e a construção e, principalmente, foi uma demonstração que nos incitou a expandir a nossa criatividade.

Na terceira parte da tarefa, pesquisamos sobre algumas construções que julgamos serem aptas a reprodução em LEGO. A minha escolha foi uma peça de exibição do escritório dinamarquês B.I.G., o qual propõe uma estrutura que mostra a intensão do escritório (que seria construir essa estrutura para uso residencial) porém de uma outra forma que não a usual: a estrutura para exibição pode ser utilizada como uma espécie de lounge.




Aplicando os conceitos supracitados, nesse modelo selecionado, temos um conjunto de espaços vazios que se repetem por toda a peça, o que permitiu a formação de um padrão. No entanto a extrusão dessa "parede de vazios" em ambos os lados criou a tensão na estrutura - que agora, mesmo continuando com os vazios, perdeu a monotonia da repetição excessiva e passou a ter uma forma bastante diferenciada do comum.









Nenhum comentário:

Postar um comentário