segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRABALHO 4 - Espaço, corte e luz

Ainda com a caixa, nesta etapa de trabalho procuramos explorar a luz no espaço criado. No entanto, agora com mais planos que a etapa anterior, o qual incitou a nossa capacidade de imaginar os lugares como um ambiente com mais de um pavimento e, consequentemente, a intervenção que esse acréscimo faz em todo ambiente principalmente em relação à luz.
Sendo assim, inicio essa etapa mostrando os quatro cortes em formato paisagem e os quatro cortes em formato retrato e as sombras resultantes dos acréscimos de planos no ambiente.



Nota-se que o objeto de referência (calunga) e diferente em alguns dos modelos, justamente para mostrar a dimensão do espaço retratado.
No entanto, não consegui demonstrar muito bem onde se localizam as aberturas, logo, fiz os croquis das caixas, como elas ficariam se reproduzidas, a fim de mostrar exatamente onde estão cada uma das aberturas.


Após, selecionei dois modelos para representar na caixa: o número 2 do formato de paisagem e o número quatro do formato de retrato.



O primeiro modelo pode ser considerado uma sala, a qual o plano superior (segundo andar) é seccionado por um pilar decorativo, que passa com folga pelo plano pois a abertura está mais aberta que deveria, a fim de deixar entrar a luz, iluminando o pilar, destacando-o. O segundo modelo pode ser considerado a parte principal de um hotel, o qual tem seus planos (andares) dispostos de uma maneira que a luz zenital que entra na edificação vai sendo filtrada até formar um círculo de luz no "primeiro andar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário